sexta-feira, 30 de novembro de 2012

XI Bienal do Recôncavo - Novembro/2012
Centro Cultural Dannemann - São Félix/BA

Nesta edição foram apresentados 242 trabalhos de artistas selecionados, mediante inscrição por todo o País. Confira a lista dos selecionados por meio do link: 


Obras de Josemar Antonio, selecionadas para a XI Bienal do Recôncavo:




Aqui apresentei dois trabalhos: “Socadores II” e “Seis Formas”.

Na série “Seis Formas” utilizo o princípio da apropriação. Este trabalho é composto por seis textos extraídos de uma revista erótica destinada ao sexo masculino onde o autor, anônimo, apresenta a descrição de seis formas de prática anal, a saber denominadas: Clássica, Cavalinho, Colinho, De ladinho, especial e Tradicional.

Na busca de uma sutileza na apresentação do trabalho e da aproximação do espectador na fruição da obra, rebato e duplico cada um dos textos, de um suprimindo as vogais, do outro as consoantes.

Este trabalho é uma instalação onde os textos serão plotados diretamente sobre a parede do espaço expositivo, apropriando-me desta forma de um meio basicamente utilizado para apresentações curatoriais e expositivas de mostras artísticas, fazendo desta forma com que o espectador tenha dúvida quanto a estar diante de uma obra artística ou de um texto componente da própria mostra.

Cada um dos textos tem a dimensão de duas folhas de tamanho A4 (21 x 30 cm), dispostas lado a lada (vogais e consoantes). Os seis textos serão dispostos separadamente e ao longo do espaço expositivo da Bienal, aumentando assim o “ruído” causado no espectador quanto a esses serem obras ou textos sobre a mostra expositiva.

Na obra “Socadores II” utilizo o princípio da apropriação. Apropriação de um objeto de uso cotidiano, os maceradores de tempero e uso muito comum em todo o País, e que na Bahia são feitos de madeira. Entretanto este processo de apropriação de objetos para uso em meu trabalho nunca se dá de forma direta. Para mim se faz necessário apropriar e interferir no objeto. O contato com a matéria prima é essencial dentro de meu processo criativo.

Trata-se de um políptico composto por seis objetos em madeira e aço que serão apresentados suspensos em fios de aço que saíram do teto do espaço expositivo e ficarão a uma altura de 1,30 m do chão (altura que pode ser regulável de acordo com o espaço expositivo). Cada objeto mede em média 8 cm de largura e 20 de altura, sendo que cada um terá um distanciamento do outro de 25 cm, perfazendo no total de aproximadamente 1,25 cm  de comprimento horizontal total.

As matérias que compõem os objetos, madeira e aço, se mostraram perfeitamente adequadas ao meu pensamento artístico, posto que ali estava apresentado, sob forma de uma imagem contemporânea artística, meu objeto de interesse e pesquisa: os desejos.


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cartões Artísticos de Trocas - Novembro/2012
Salvador/BA

Dando continuidade a minha pesquisa artística, para este evento produzi 49 ATC a serem trocados por outros ATC dos artistas que estivessem presentes ao evento. Nesta obra busquei trabalhar com os princípios da serialidade e da apropriação, presentes na maioria de meus trabalhos.
Cada ATC foi constituído de um desenho e colagem de papel de presente com imagens e dizeres de matrimônio. Em cada um deles inseri uma palavra que compunha um texto contido em uma revista erótica, onde uma pessoa do sexo masculino busca uma pessoa do sexo feminino, dando ali as características de seus gostos sexuais ( em uma espécie de correio sentimental). Como cada ATC seria trocado por um trabalho de outro artista, cada um deles não teria sua totalidade e eu, ao final, teria somente fragmentos do todo de meu trabalho.



Conhecidas como ATCs (Artist Trading Cards) são trabalhos realizados por criadores provenientes das mais diversas áreas, existindo apenas uma condição o tamanho: 6,4cm. X 8,9 cm.

Podem ser obras originais, múltiplas, em série. O mais importante é que sejam criados com suas próprias mãos e trocados com outros criadores.

Estes cartões são trocados sem que haja nenhum tipo de comercialização. Em uma jornada de troca de ATCs só se troca seus cartões por de outros participantes, tendo o mesmo valor de troca, trocando um por outro, nunca um por dois ou mais cartões. Esse tipo de evento é realizado há bastante tempo em varias partes do mundo.

Não importa qual seja sua corrente ou especialidade artística. Não existem restrições para os meios utilizados: pintura, desenho, foto, colagem, textos, gravuras, impressões, selos, carimbos, etc. Podem ser utilizadas qualquer forma artística. O único limite é sua própria imaginação.

Tal como quando colecionamos figurinhas na infância, na jornada de intercâmbio as trocas com outros realizadores poderá trazer para os participantes uma grande coleção.

Importante lembrar:

1- Realizar seus trabalhos sobre cartões artísticos

medidas: 6,4 cm x 8,9 cm.
vertical ou horizontal
Temas e técnicas livres, sem restrições.


2- Assinar, por a data e numerá-los no dorso.

Ali também podem colocar seus dados de contato via correio, email ou site.


3- Não precisa ser “Artista” para participar, esse evento é aberto para quem deseja produzir. criar. realizar. Como dizemos a cima, o limite é só o tamanho e sua imaginação.


Quando:

24 novembro de 2012
Sábado das 14h às 20h


Onde:

Galeria ACBEU
Av. Sete de Setembro, 1883
40.080-002 - Vitória
Salvador - Bahia - Brasil
Telefone: (71) 3444 4411

domingo, 11 de novembro de 2012

Exposição "Outros Desejos" - Novembro/2012
Galeria Cañizares - Salvador/BA


Foi com grande alegria que convidei os amigos para a vernissage de minha primeira exposição individual de mestrado, que ocorreu no dia 05/11/2012, às 17 h, na Galeria Cañizares.

A exposição aconteceu no período de 05 a 10.11.2012, estando aberta para visitação no horário de 09 às 17 h. N mostra, apresentei um conjunto de trabalhos desenvolvidos durante o mestrado em Poéticas Visuais na Escola de Belas Artes da UFBA.

Também ocorreu uma conversa sobre o processo criativo do artista, quarta-feira, dia 07/11/2012, às 10 h, no espaço expositivo.

As fotos mostram somente um pouco da imensa felicidade de ver a presença de grandes amigos e artistas presentes em minha exposição, assim como dos muitos votos de sucesso daqueles que não estar presentes no dia da vernissage.



Esta mostra faz parte de um projeto coletivo, junto aos colegas do mestrado: Tanile Maria, Zé de Rocha, Jô Felix, Adriana Araújo, Baldomiro, Juan Noreña e Renata Voss.

Durante os meses de outubro e novembro as exposições individuais ocorreram de forma sequencial e de curta duração (uma semana).


"O fetiche é uma representação simbólica do desejo, associada à condição do Ser. Pensando assim, podemos dizer que existem múltiplas maneiras de visualização daqueles sentimentos que se encontram oclusos. A arte apresenta importante papel revelador das nossas sensações e desejos; ela ilumina espaços escuros presentes em nosso corpo.

Em “Outros Desejos” Josemar Antonio apresenta uma resultante de escolhas e associações, conduzida pelo fetiche. Ele usa o fetiche como fundamento do seu processo criativo, que induz escolhas de textos, imagens, objetos e procedimentos técnicos. Suas ações deslocam o significado desses elementos e configura-se num outro, desconhecido; porém, revelado. Suas ações parecem anular a eficiência original daqueles elementos, e esses outros elementos criados estão à espera de novas relações, só depende do Ser."
Eriel Araújo


Nesta exposição apresentei 4 trabalhos que preencheram cada um das 4 salas expositivas da Galeria Cañizares.

Na primeira sala foi apresentada a série intitulada "Socadores" composta de 30 objetos realizados em madeira e aço, que ficaram suspensos do teto da galeria até a altura da vista dos espectadores.

Na segunda sala foi apresentado o trabalho "Você é a pessoa certa", composto de 105 chaveiros metálicos, que em seu conjunto formavam um texto retirado de uma revista erótica.

A terceira sala continha a série "Impossibilidades" composta de 4 objetos recortados em folhas de vidro na espessura de 8 mm e altura de 180 cm.

Na quarta e última sala estava exposta a série "Jóias" composta de 70 objetos cerâmicos representando o sexo feminino, dispostos individualmente em caixas de jóias, sendo apresentados em sete expositores, cada um contendo 10 peças.

Socadores
Fotos: Lucas Assis










Detalhe em Vídeo - Aperte o Play


Você é a pessoa certa
Fotos: Lucas Assis










Detalhe em Vídeo - Aperte o Play!


Impossibilidades
Fotos: Lucas Assis





Jóias
Fotos: Lucas Assis








Fotos da exposição:

Na foto > Jerusa Souza, Cida Maria, Josemar Antonio, Margarida e visitante.
Na foto > visitante, Juciara Nogueira, Josemar Antonio, Cristiano Pitton.
Na foto > Fernando Antonio, Luis Germano, Josemar Antonio, Sandra Carrilho e Davi Bernardo.
Na foto > abraçando minha querida amiga Alejandra Muñoz.
Na foto > Nadilson do Vale, Yasmin do Vale, Josemar Antonio, Raphael Albuquerque e Maria do Vale.
 Na foto > Grandes amigos/artistas: Lucas Assis e Rogéria Maciel.


 Na foto > Juan Noreña, Zé de Rocha, Jô Félix, Adriana Araújo, Josemar Antonio, Tanile Maria e Renata Voss.
Na foto > Yasmin do Vale, Raphael Albuquerque, Nilton do Vale, Josemar Antonio,  Maria do Vale, Magda e Nadilson do Vale.
Na foto > Maria José, Nilton do Vale, Virgínia Falcão Josemar Antonio e Zélia Falcão.
Na foto > visitante, Áurea Madeira, Davi Bernardo e Fábio Gatti.
Na foto > Ezequias Cunha Filho, Sandra Magnavita, Josemar Antonio e Paulo Ferraz.
Na foto > Thiago Branz, Josemar Antonio, Stefano Branz e Amanda.
Na foto > Décio Tôrres, Nilton do Vale, John Kennedy, Josemar Antonio, Isabela Lemos e Kelly Barros.
Na foto > Eu eu meu grande orientador e mestre Eriel Araújo.