terça-feira, 31 de julho de 2012

Salão Regional de Irecê - Julho/2012
Espaço ISI/Irecê-BA


No último dia 27 de julho, foi abertos, em Irecê, os Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, sendo parte de um projeto realizado desde 1992 pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

Nesta mostra apresentei a série “Top secret” onde me utilizo  do princípio do deslocamento. Deslocamento das imagens de objetos eróticos, também conhecidos como brinquedos eróticos. Esses objetos por muitas vezes são presenteados entre amigos e amantes num jogo em que se entrelaçam o lúdico e o erótico, o inocente e o lúbrico, a exemplo dos famosos "Cacaus de Nacibe".


Para representar essa dualidade de conceitos e interesses realizei dez colagens em papel no formato A4 sobre textos de relatos eróticos contidos em revistas eróticas. Desta forma ao espectador da obra não será permitida a leitura do conteúdo do texto em razão da imagem de um objeto, ambos eróticos, num jogo “perverso” de desejo e de sua sublimação.

Neste trabalho também me valho de princípios que me são caros no pensamento e realização artísticos: a serialidade e a transfiguração. Os princípios da serialidade e multiplicidade têm como cerne um interesse particular pelo cumulativo. O princípio da transfiguração parte do interesse em dar ao trabalho artístico aquilo que chamo de "segundo tom". Uma linha tênue que para ser ultrapassada exigem conhecimento prévio de códigos de conduta e costumes.